Reflexões

"É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida." (Robert Nesta Marley ou Bob Marley para os fãs)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

8 temas que podem cair na redação do Enem


03/06/2011Confira a seguir os possíveis assuntos que podem aparecer no exame que contribui para seu ingresso na universidade
A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é uma parte importante da prova, com pontos decisivos para aprovação do estudante em algumas das instituições brasileiras, que de alguma forma usam a nota obtida no exame. Para algumas instituições, a prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) é equivalente ao vestibular tradicional. Para outras, apenas acrescenta alguns pontos na prova realizada pela própria universidade, enquanto algumas usam o Enem como primeira fase do processo seletivo.

É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. De acordo com o professor de Redação e Gramática do cursinho Anglo Eduardo Lopes a proposta de redação do Enem não é muito diferente das provas convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a prova, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção sobre o tema abordado.

"O corretor espera que o estudante proponha algum encaminhamento e não uma solução. O Enem busca notar qual é o posicionamento crítico do estudante e espera esse encaminhamento de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais. Ninguém espera que o estudante solucione um problema sério, como a desigualdade social, mas ele quer avaliar qual é o posicionamento dele perante esse tema", alerta Lopes.

O texto deve ser claro e deve-se evitar o rebuscamento, que é bastante indesejado por conta do pouco espaço disponível para a redação (25 linhas). "O ideal é que o aluno tenha um texto que identifique a complexidade do problema em questão, que consiga delinear os elementos, mas sempre de uma maneira simples de ser lida e entendida e que depois proponha um encaminhamento coerente sobre a questão", afirma ele. 

Para garantir uma boa nota na redação, a dica é ficar atento sobre questões nacionais. Ter uma noção da questão para saber se posicionar ajuda o candidato a deixar de lado abordagens e expressões ingênuas sobre o assunto.

Outra dica é ler sobre as atualidades que acontecem no mundo (mesmo que o exame costume priorizar os assuntos nacionais). “Acredito que o segredo é sempre exercitar a escrita e fazer textos nos moldes de como o Enem cobra”, aponta Lopes.

Para ajudar a se preparar para a redação, clique nos links abaixo e confira oito temas que podem cair na redação do Enem:
deste especial:

Homofobia e direitos dos homossexuais

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão como crimes e agressões por conta da homofobia. Há inclusive uma lei que pretende que a homofobia seja visto como crime. Portanto, atualize-se sobre o tema que tem grandes chances de aparecer na hora da redação.

Criminalidade e agressão dos jovens

A tragédia do Realengo, quando um jovem entrou na escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atirou contra 12 crianças, levantou a discussão sobre a criminalidade e a agressão dos jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até sobre alguma pesquisa que possa ajudar a embasar seu ponto de vista na hora da prova.

Marchas

A proibição da Marcha da Maconha, que se tornou Marcha pela Liberdade de Expressão, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O "Churrascão da Gente Diferenciada", que foi organizado por meio da rede social Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança de local de um metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na hora proposta de redação.

Código Florestal

Como as mudanças do código florestal estão em pleno debate é bom se informar sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente. O tema é um forte candidato para estar na redação do Enem.

Questões comportamentais

Questões como preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.

Redes sociais

Ainda que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais, é importante estar por dentro do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais.

Intervenção do Estado em hábitos culturais

O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir em hábitos culturais do ser humano. O assunto pode eventualmente aparecer na proposta de redação do exame.

Intervenção internacional

A intervenção internacional para preservar direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode dar uma boa discussão na redação do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário